Hospital Vera Cruz - Evolução e compromisso com a vida

Central de Marcação

34 3818-1100

Radiologia Intervencionista

Compartilhe:

Os radiologistas intervencionistas usam seu conhecimento em leitura de raios-x, ultra-som e outras imagens médicas para guiar pequenos instrumentos como cateteres (tubos que medem apenas alguns milímetros de diâmetro) através dos vasos sanguíneos ou outros caminhos do corpo, para tratar doenças internas.

Quem são os radiologistas intervencionistas?
Os radiologistas intervencionistas são médicos especializados em realizar procedimentos médicos que envolvam raios-X. Usando equipamentos de imagem como raios-x, ressonância magnética, ultra-som e tomografia computadorizada, os médicos radiologistas são capazes de diagnosticar doenças. Estes médicos são radiologistas especializados em intervenções percutâneas. O treinamento especializado é certificado hoje pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE). 

Como a R.I. se desenvolveu?
O aumento da capacidade de enxergar dentro do corpo humano com as imagens radiológicas e o desenvolvimento de ferramentas como os cateteres-balão, possibilitaram o avanço da radiologia intervencionista na metade dos anos 70. Os radiologistas intervencionistas foram pioneiros em angiografias coronarianas e outros procedimentos, que já são freqüentes na medicina de hoje. Em 1992, a Associação Americana de Medicina (American Medical Association) reconheceu oficialmente a radiologia intervencionista como uma especialidade médica e hoje há mais de 5000 radiologistas intervencionistas nos Estados Unidos. Em 2001, a Sociedade de Radiologia Intervencionista (The Society of Interventional Radiology - SIR), a associação profissional de radiologistas intervencionistas sediada em Fairfax, Va., aumentou para mais de 3600 médicos associados. 

Quais as vantagens da R. I.?
Os pacientes necessitam de um curto período de internação, não é preciso anestesia geral. Riscos, dor e tempo de recuperação são significativamente reduzidos. 

Qual o futuro da Radiologia Intervencionista?
Enquanto a tecnologia avança e os equipamentos de imagem de alta qualidade se tornam mais disponíveis, a radiologia intervencionista se torna capaz de oferecer aos pacientes e médicos novas possibilidades de tratamento.

Voltar

Como chegar no
Hospital Vera Cruz

Rua Doutor Marcolino - 1000 - Centro

Patos de Minas - Minas Gerais

Pronto atendimento

(34) 3818-1148 e 3818-1181