Hospital Vera Cruz - Evolução e compromisso com a vida

Central de Marcação

34 3818-1100

Terapia Intensiva

Compartilhe:

 É a especialidade médica que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital.

Qualquer situação que coloque em risco a vida ou o comprometimento de um ou mais sistemas orgânicos exige a transferência do paciente para uma unidade de terapia intensiva, conhecida pelas siglas UTI. Neste local, são aplicadas técnicas de suporte avançado como analgesia, sedação, antibióticos de última geração, além de assistência respiratória e monitoração feita por profissionais especializados e presentes em tempo integral.

A terapia intensiva depende do trabalho de uma equipe permanente de médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e ainda outros profissionais, entre eles psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos. À frente do grupo, orquestrando o quadro geral do enfermo, está o médico intensivista.

O médico intensivista é quem monitora as funções orgânicas e percebe alterações em fases iniciais de determinadas doenças. Assim, é possível intervir decisivamente no prognóstico dos pacientes que se encontram em estados graves, anteriormente com pouca ou nenhuma chance de sobrevivência.

É dessa área da medicina a responsabilidade pelo cuidado das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Comandar uma UTI, portanto, é a principal função desse especialista. Mas, seu trabalho não fica restrito a isso. A terapia intensiva é aplicada também em casos de emergência em prontos-socorros e remoções, por exemplo.

 

Voltar

Como chegar no
Hospital Vera Cruz

Rua Doutor Marcolino - 1000 - Centro

Patos de Minas - Minas Gerais

Pronto atendimento

(34) 3818-1148 e 3818-1181