Central
Exame invasivo que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado).
Técnica computadorizada que possibilita ao médico identificar alterações nas artérias e veias.
É um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos que causa efeito semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira.
No exame transesofágico, o transdutor do ultrassom é colocado pareado ao esôfago, o que permite avaliar o coração e certas estruturas cardíacas, em virtude da proximidade desses órgãos.
No ecocardiograma transtorácico, transdutor é deslizado sob o peito e a parede abdominal, gerando imagens em tempo real do coração.
Tem como objetivo avaliar a atividade elétrica do cérebro de forma não invasiva utilizando eletrodos no couro cabeludo associado a uma pasta que conduz eletricidade.
A eletroneuromiografia de membros inferiores é um exame para diagnosticar doenças dos nervos e músculos com uso do registro de condução elétrica dos nervos e da atividade elétrica dos músculos.
A eletroneuromiografia de membros superiores é um exame para diagnosticar doenças dos nervos e músculos com uso do registro de condução elétrica dos nervos e da atividade elétrica dos músculos.
É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.
Espécie de eletrocardiograma, só que de longa duração. O exame carrega esse nome por causa do aparelho usado – o tal holter – e porque mede o funcionamento do coração durante um dia inteiro.
É a principal tecnologia a serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
A diferença entre MAPA e Holter: o MAPA verifica a pressão arterial; o Holter a atividade elétrica.
Observa casos de deslocamento e achatamento de discos da coluna vertebral, fraturas etc.
Serve para a pesquisa e análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. O teste pode diagnosticar, para ter ideia, esclerose múltipla, câncer, infartos, fraturas e até infecções.
Usado para avaliar a absorção intestinal, principalmente de açúcares, e o aumento das bactérias do intestino delgado (supercrescimento bacteriano do intestino delgado - SIBO).
Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico permite identificar problemas cardíacos, analisando como o coração do paciente reage ao esforço físico.
Exame não invasivo que combina equipamentos especiais de raios X com computadores programados para produzir imagens dos órgãos internos.
É um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
Tem como finalidade diagnosticar as seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais.
É feito com o uso do aparelho de um transdutor de ultrassom e a aplicação de um gel de contato na pele do paciente. O aparelho é deslizado pela pele, criando as imagens dos órgãos analisados em um computador em tempo real.
É um exame de imagem não invasivo, capaz de avaliar o canal vaginal, colo do útero, útero, trompas de Falópio e os ovários da mulher.
Serve para a avaliação dos rins e das vias urinárias.
Detectar lesões da mama; Distinguir cistos de nódulos sólidos; Verificar o estado de próteses mamárias; Promover mais informações sobre os nódulos.