Tudo começou em 1974
A Clínica Vera Cruz nasceu em janeiro de 1974, fruto do idealismo e ousadia de cinco jovens médicos e o apoio de 11 funcionários. As atividades médico-hospitalares iniciaram em fevereiro daquele ano na Avenida Getúlio Vargas, nº 137, Centro, em Patos de Minas/MG, como Clínica Vera Cruz, onde permaneceu até 04 de julho de 1975.
No dia 15 de março de 1974, foi adquirido por meio de leilão público o terreno onde funcionou o TIRO DE GUERRA, 91. O próximo passo foi a contratação de uma equipe de arquitetos da capital mineira para elaborar o Projeto das futuras instalações do Vera Cruz Hospital e em dezembro do mesmo ano iniciou-se a sua construção. Após 18 meses, em uma inauguração festiva e alegre repleta de expectativas, reuniram-se em espírito de confraternização centenas de pessoas entre lideranças regionais, amigos e familiares.
Portanto, em 05 de julho de 1975, Patos de Minas/MG ganhou o mais moderno hospital da região, o Vera Cruz, que iniciou suas atividades em instalações próprias e definitivas, onde permanece até hoje, à rua Dr. Marcolino, nº 1000.
Tendo sempre como objetivo um melhor atendimento o Vera Cruz Hospital investe a cada dia em modernização, segurança, conforto, tecnologia, capacitação e profissionalismo. Além de buscar sempre ser referência em saúde na cidade de Patos de Minas através de seu corpo médico, colaboradores e serviços prestados.
Responsabilidade Social
As aspirações sociais normalmente englobam compromissos prévios assumidos para a execução de projetos e as diretrizes de ações sociais que são determinadas a partir do ato de ouvir os diversos públicos que interagem com a Instituição. Deste modo, a vontade de realizar projetos e a aspiração social transforma-se em “vocação” social. O Vera Cruz Hospital aposta em uma gestão baseada na relação ética e transparente com a sociedade visando promover o bem-estar da população. Não reconhecemos o investir em ações de cunho social, mas, o humanizar as relações sociais como ponto de partida para beneficiar a comunidade, portanto, os clientes, os colaboradores, os familiares com autoridade.
Apoio Espiritual
Uma capelinha cuidadosamente preparada pela Sra. Mioco Alvarenga e a Sra. Raquel Giacomin oferece conforto espiritual nos momentos de angústia e ansiedade de familiares e amigos.
E há mais de 14 anos é realizada a Missa Eucarística conduzida pela Paróquia dos Capuchinhos, todas as terças-feiras, às 17h. E ao final de 2012 foi inaugurado a sonhada Capelinha, para o acolhimento das orações e conforto dos corações aflitos.
Os Médicos da Alegria também visitam os pacientes todas as quintas-feiras, trazendo esperanças e alegria aos pacientes e familiares.
O acesso de voluntários de todos os segmentos religiosos responde ao interesse do paciente, conforme rege o artigo 5º da Constituição Federal: “é assegurado nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”.
O objetivo desta ação é proporcionar apoio espiritual e emocional a pacientes internados nas unidades do Hospital.
Ouvidoria
A Ouvidoria permite avaliar “in loco” a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital. Por meio da identificação da satisfação dos usuários internos e externos, elabora-se e implementam-se ações que primem pela humanização dos serviços oferecidos.